Ordem do Dia/Expediente: 35 - Requerimento nº 33 de 2015 em 9ª Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 38ª Legislatura (9ª Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 38ª Legislatura)
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Matéria
Requerimento nº 33 de 2015
REQUEIRO AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE INFORME QUAL LEI MUNICIPAL ESPECÍFICA ESTÁ SENDO UTILIZADA PARA DEFINIR E REGULAMENTAR AS NORMAS E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO SOBRE OS BENS IMÓVEIS JÁ TOMBADOS OU IDENTIFICADOS COMO DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO, OS QUAIS FORAM COLOCADOS SOB A TUTELA JURÍDICO URBANÍSITCA DO MUNICÍPIO, CONFORME ARTIGO 126 DO PDM - BENS IMÓVEIS ESTES APRESENTADOS EM FOTOGRAFIAS RELACIONADAS NO ANEXO 10 DO PDM. PORÉM, A SEUS PROPRIETÁRIOS, NÃO LHES FOI DADO O DIREITO DE CONSULTA, O QUE VEM A COMPROVAR SER UM ATO ADMINISTRATIVO DE TOMBAMENTO FORÇADO OU COMPULSÓRIO, QUE SE CONTRAPÕE DIRETAMENTE AO DIREITO DE PROPRIEDADE. A PARTIR DA APROVAÇÃO DO PDM, O MUNICÍPIO PRATICOU UM ATO QUE IMPÕE AO PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL TOMBADO, QUE ELE - O PROPRIETÁRIO- PASSA A TER LIMITES NO EXERCÍCIO DO SEU PODER/DIREITO DE PROPRIEDADE EM FAVOR DA COMUNIDADE; CABENDO A ELE PROPRIETÁRIO, UMA SÉRIE DE OBRIGAÇÕES QUE PASSAM A INCIDIR SOBRE O BEM TOMBADO E SEU ENTORNO. EMBORA A LEI DIGA QUE O PROPRIETÁRIO DO BEM TOMBADO NÃO DEIXA DE SER DONO DA COISA, ISSO NA PRÁTICA NÃO É BEM ASSIM, OS BENS TOMBADOS TRAZEM ÔNUS AOS SEUS PROPRIETÁRIOS, CAUSANDO-LHES PREJUÍZOS DE ORDEM ECONÔMICA, DANOS E PERDAS PATRIMONIAIS, OBRIGAÇÕES NÃO SÓ DE NATUREZA ECONÔMICA, MAS TAMBÉM COM RISCOS, INCLUSIVE, DE REFLEXOS DE NATUREZA PENAL CASO NÃO “CUIDE, PROTEJA, CONSERVE E MANTENHA, EM BENEFÍCIO DA COLETIVIDADE, O QUE SEMPRE FOI SEU E QUE PASSOU A SER DE TODOS”.
Tipo de votação
Simbólica
Situação de Pauta
Observação
REQUEIRO AO EXECUTIVO MUNICIPAL QUE INFORME QUAL LEI MUNICIPAL ESPECÍFICA ESTÁ SENDO UTILIZADA PARA DEFINIR E REGULAMENTAR AS NORMAS E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO DE TOMBAMENTO SOBRE OS BENS IMÓVEIS JÁ TOMBADOS OU IDENTIFICADOS COMO DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO, OS QUAIS FORAM COLOCADOS SOB A TUTELA JURÍDICO URBANÍSITCA DO MUNICÍPIO, CONFORME ARTIGO 126 DO PDM - BENS IMÓVEIS ESTES APRESENTADOS EM FOTOGRAFIAS RELACIONADAS NO ANEXO 10 DO PDM. PORÉM, A SEUS PROPRIETÁRIOS, NÃO LHES FOI DADO O DIREITO DE CONSULTA, O QUE VEM A COMPROVAR SER UM ATO ADMINISTRATIVO DE TOMBAMENTO FORÇADO OU COMPULSÓRIO, QUE SE CONTRAPÕE DIRETAMENTE AO DIREITO DE PROPRIEDADE. A PARTIR DA APROVAÇÃO DO PDM, O MUNICÍPIO PRATICOU UM ATO QUE IMPÕE AO PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL TOMBADO, QUE ELE - O PROPRIETÁRIO- PASSA A TER LIMITES NO EXERCÍCIO DO SEU PODER/DIREITO DE PROPRIEDADE EM FAVOR DA COMUNIDADE; CABENDO A ELE PROPRIETÁRIO, UMA SÉRIE DE OBRIGAÇÕES QUE PASSAM A INCIDIR SOBRE O BEM TOMBADO E SEU ENTORNO. EMBORA A LEI DIGA QUE O PROPRIETÁRIO DO BEM TOMBADO NÃO DEIXA DE SER DONO DA COISA, ISSO NA PRÁTICA NÃO É BEM ASSIM, OS BENS TOMBADOS TRAZEM ÔNUS AOS SEUS PROPRIETÁRIOS, CAUSANDO-LHES PREJUÍZOS DE ORDEM ECONÔMICA, DANOS E PERDAS PATRIMONIAIS, OBRIGAÇÕES NÃO SÓ DE NATUREZA ECONÔMICA, MAS TAMBÉM COM RISCOS, INCLUSIVE, DE REFLEXOS DE NATUREZA PENAL CASO NÃO “CUIDE, PROTEJA, CONSERVE E MANTENHA, EM BENEFÍCIO DA COLETIVIDADE, O QUE SEMPRE FOI SEU E QUE PASSOU A SER DE TODOS”.